Yamana Gold reutiliza 95% da água em sua operação em Jacobina

Yamana Gold reutiliza 95% da água em sua operação em Jacobina

A Jacobina Mineração Yamana Gold está localizada em uma região rodeada por serras, morros, lagos, rios, fontes e cachoeiras. As serras do município são consideradas como principal fonte de água potável da Bacia hidrográfica do Rio Itapicuru. A utilização racional dos recursos naturais é uma premissa para o desenvolvimento dos negócios de Jacobina e, na JMC, 95% da água que é usada em toda operação é reutilizada.

Além do reuso de água, 18 nascentes que estão dentro da propriedade da empresa são extremamente preservadas, sem nenhuma intervenção humana. Equipes da Yamana realizam o monitoramento hídrico e de fauna, inspeções das operações e DDS´s sobre o cuidado com os recursos naturais. “É essencial a preservação das nascentes pois são recursos vitais para a sobrevivência da agricultura, pecuária, desenvolvimento industrial, fonte de alimentação para os seres humanos e também para toda fauna e flora da nossa região. A JMC realiza o monitoramento das águas em 187 pontos e o consumo de água é acompanhado por meio de um sistema online”, explica Edvaldo Amaral, Gerente Geral da JMC. “Em anos de estiagem, a EMBASA faz a captação na barragem de água da JMC”, finaliza.

A reutilização da água na JMC é feita no processo industrial, quando ela sai da planta para a barragem e retorna novamente para a planta e também nas minas onde há a separação da água e da lama. Nos banheiros da empresa, há a utilização de temporizadores nas torneiras que liberam a quantidade suficiente de água para lavar as mãos, por exemplo. Também há a reutilização da água para a irrigação das plantas do Complexo Ambiental. Todas essas iniciativas existem para evitar que se utilize água nova do meio ambiente.

Dia Mundial da Água

Hoje, dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água. Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a data serve para reflexão sobre a conscientização sobre a importância da conservação, preservação e proteção da água, promoção de campanhas sobre o tema e também para tratar sobre assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável.

Sustentabilidade

Além da preocupação com o uso consciente e racional da água, a JMC possui outras ações no quesito sustentabilidade. Há alguns meses foi implantada uma usina de compostagem, em parceria com cooperativa local, onde o lixo orgânico que é produzido na empresa está sendo reciclado. Também há um controle da poluição atmosférica por meio de programas específicos para esse fim e a garantia do bem-estar da biota e das comunidades que vivem no entorno da empresa.

Sobre a Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *