Saiba como Campo Formoso tornou-se um município politicamente estratégico

Saiba como Campo Formoso tornou-se um município politicamente estratégico

A Política quando bem feita sob os princípios do embate de ideias que promovam o avanço da sociedade, consegue transformar a vida das pessoas por meio de ações concretas. Campo Formoso, município situado no centro-norte do estado é a prova de forças políticas que se opõem entre si, mas que concretizam realizações para a população.


Elmar tornou-se um dos políticos mais destacados em Brasília nos últimos 06 anos
Foto: UOL

Elmar Nascimento e Adolfo Menezes, principais lideranças políticas do município tem laços familiares, mas são adversários e militam em campos totalmente distintos. Enquanto Nascimento faz parte de um grupo combativo ao lulopetismo no Brasil e na Bahia, Menezes faz parte da ala progressista baiana que apoia os governos petistas. Há alguns anos eles travam também um embate local, em 2012 após um imbróglio jurídico-eleitoral Adolfo não pôde assumir a Prefeitura, mesmo vencendo nas urnas, e durante um período de 04 anos o município foi administrado por Elmo Nascimento (irmão de Elmar), e Eurico Soares (vice da chapa de Menezes), o povo dormia com um prefeito e acordava com outro. Já em 2016 Rose Menezes, irmã do atual presidente da AL-BA venceu as eleições, mas em 2020 foi derrotada por Elmo, que voltou assumiu o posto em 01 de Janeiro.


Adolfo Menezes – Presidente da AL-BA

Foto: A Tarde

O Parlamentar Federal está entre os três deputados baianos de maior destaque em Brasília, ao lado de Antônio Brito e Cláudio Cajado, ambos são os deputados que mais conseguiram recursos para o estado após a queda de Dilma Rousseff. O município formosense recebeu mais de 70 milhões de recursos entre 2019-2020, carreados por Nascimento na gestão da sua adversária Rose, e por algumas vezes eles rumavam à capital federal juntos, provando que na terra das esmeraldas se faz política na hora certa e a politicagem é deixada de lado para que o povo não sofra, pelo contrário, lá tem sede da justiça federal, recurso para construção de colégio federal e os investimentos em infraestrutura, saúde e educação não faltam.


Júnior Nascimento – Pré Candidato a Deputado Estadual

Adolfo tornou-se presidente da Assembleia Legislativa do Estado em uma articulação que até mesmo os deputados do DEM (partido de Elmar) votaram nele. Na eleição da Câmara dos Deputados, Elmar foi o principal articulador da vitória de Arthur Lira, impondo a derrota de Rodrigo Maia.

Para 2022, Campo Formoso poderá ter dois deputados estaduais eleitos, pois Júnior Nascimento, vereador do município, (primo dos irmãos Nascimento) prefeito e deputado federal respectivamente, deverá se lançar rumo à AL-BA, isso também não gera desconforto eleitoral para Adolfo, pois eles ideologicamente estão em campos opostos, e se Menezes tem um espólio eleitoral considerável a nível de Bahia, uma dobradinha Elmar/Júnior pode ser a garantia de um novo representante estadual para aquele município.

Se o Federal sendo adversário ajudou o município por meio do mandato de Rose, o presidente do legislativo estadual agora tem a obrigação de fazer indicações e requerimentos ao governador Rui Costa, cobrando do mesmo ações concretas, pois uma coisa já ficou provado, a briga esmeraldina é boa, e o povo é quem mais tem tido vitórias.

INFORMA SERTÃO/ Clayton Luz
Foto de Capa: Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *