Maio Laranja: Prefeitura de Morro do Chapéu promove campanha combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes

Maio Laranja: Prefeitura de Morro do Chapéu promove campanha  combate  à exploração e abuso sexual  de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Morro do Chapéu, através da SEDAS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social), deu início ao Projeto Faça Bonito, uma ampla campanha de conscientização para discutir ações e políticas públicas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O projeto vem de encontro ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, fixado no dia 18 de maio. A data também serve de base para o Maio Laranja, quando o País inteiro realiza mobilizações nesse sentido.

A campanha contará com o apoio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e outros órgãos como o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Conselho Tutelar, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Centro de Convivência e escolas municipais.

“Estamos realizando algumas ações para que a gente incentive as pessoas a denunciar os abusos. Porque nós sabemos que num momento de pandemia esses direitos estão sendo bem mais violados, e dentro de suas próprias casas”, justifica a secretária Jaziana Rocha Oliveira, titular da SEDAS. “Nós temos essa responsabilidade, enquanto gestão, enquanto pessoas, enquanto mães, de trazer essa visibilidade junto à nossa população”, completa.

Jaziana revela que essa será uma das maiores campanhas realizadas pela atual gestão até então. “Nós tínhamos muitas outras ações em mente, mas devido ao atual momento teremos que observar todas as medidas de segurança. Por isso muitas ações ficarão mais restritas”.

“A campanha Faça Bonito irá destacar todos os direitos da criança e do adolescente e, junto com a SEDAS, iremos trabalhar todo esse enfrentamento de violência sexual e abuso através de ações, durante todo o mês, inclusive no comércio, disponibilizando cartazes e adesivos, colocar faixas nas duas entradas da cidade e também na feira livre e realizar distribuição de panfletos. Tudo isso de uma forma educativa para todos abraçarem essa campanha”, acrescenta Isabela Macedo Rocha, psicóloga e coordenadora do CREAS em Morro do Chapéu.

O Projeto Faça Bonito envolverá ações de distribuição de materiais informativos como folders, cartazes e adesivos; produção de camisetas institucionais para os colaboradores do projeto; drive-thru nas entradas da cidade; diálogo sobre o tema com as crianças, adolescentes e responsáveis nos grupos de redes sociais das escolas municipais; elaboração de atividades lúdicas; utilização de carro de som como meio de comunicação para divulgação sobre a campanha Faça Bonito, entre diversas outras atividades.

“Já estamos produzindo vídeos de conscientização com a prefeita Juliana Araújo, com a coordenadora do CREAS, com o Conselho Tutelar, CMDCA, CRAS, Centro de Convivência, para levar essa visibilidade junto às escolas, que é um foco muito importante. As professoras conseguem ter essa visão junto às famílias e também estar nos avisando sobre algum tipo de violação dentro das casas”, ressalta Jaziana.

A secretária enfatiza que o Projeto Faça Bonito não se limitará ao dia 18 de maio. “O ‘fazer bonito’ é todos os dias. Essa campanha não será só em maio, no ‘Maio Laranja’. Estaremos fomentando ações o ano todo para diminuir esse grave problema social que a gente vive em Morro do Chapéu e no Brasil. Denuncie! Use máscara, mas não se cale! Faça bonito todos os dias!”, finaliza Jaziana.

SERVIÇO
Telefones para denúncias
CREAS: (74) 9 8861-5479
Conselho Tutelar: (74) 9 8861-5479
Disque 100 (Secretaria de Direitos Humanos): 100
Disque 161 (Assistência Social): 161

ASCOM/ PMMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *