Causa Animal: Jacobina é o único município da Bahia a ter um Centro de Proteção Animal

Causa Animal: Jacobina é o único município da Bahia a ter um Centro de Proteção Animal

Idealizado por Gislanny Lima e Cristiele Cordeiro, implantado pela Prefeitura em parceria com o Ministério Público e a empresa TEN, que investiu cerca de 200 mil, o CEPA – Centro de Proteção Animal tem dado uma enorme contribuição à causa no município de Jacobina e servido de exemplo para toda Bahia desde Julho de 2019.

Desde a gestão dos ex-prefeitos Rui Macedo, Luciano Pinheiro ao atual gestor Tiago Dias, a pauta vem passando por processos de investimentos e evolução, de sorte que a cada dia cresce também o envolvimento da população em voluntariado e conscientização.


Voluntários tem dado ajuda significativa no CEPA

Representante da ONG 4 Patas, entidade responsável pela administração do local, Gislanny Lima agradece a todos que de forma direta e indireta colaboram para que cães e gatos sejam cuidados da melhor forma possível. “A causa animal não pode ser mais tida como política de governo e sim como política de estado, afinal em todos os lugares tem bichinhos sofrendo por diversos motivos, mas também tem pessoas envolvidas e dispostas a mudar esta realidade. Jacobina é um município exemplar neste sentido, evidentemente que ainda precisamos avançar muito, contudo a conscientização da sociedade como um todo mudou para melhor. É importante salientar que Lucimário Duarte, que à epoca atuava na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nos ajudou bastante e sempre será lembrado por todos que amam e abraçam esta causa, é um processo de evolução que temos vivido onde o ex-secretário de meio ambiente Daniel Moura não mediu esforços em tornar o CEPA uma realidade, o prefeito Tiago Dias também se mostrou sensível, criando um serviço de atendimento, acolhimento e cuidado com a doação de uma ambulância para resgate animal, em que quero destacar toda dedicação dos servidores Leonardo e Léia Alves, que trabalham diuturnamente com a finalidade de ver acontecer as melhorias, e a cada cidadão e cidadã que têm se aplicado ao voluntariado, só podemos agradecer” destacou Gislanny.


Recentemente o município disponibilizou uma ambulância para resgate de cães e gatos

A cidade do ouro destaca-se por ter o único CEPA do estado, já que a especialidade não é no controle de zoonoses e sim na prestação de cuidados, recuperação e busca por doação de animais, focados no segmento canino e felino.

A repercussão é tamanha que no dia 01 de Julho, o site LN Notícias estará promovendo uma Live Solidária, tendo por objetivo arrecadar mantimentos para a entidade. ” Vivo a rotina deste trabalho enquanto servidora, mas antes de tudo sou ativista e protetora, se eu não tivesse empatia com este serviço não aceitaria, pois não basta apenas gostar de bicho, é necessário haver dedicação, e como já colocado por Gislanny, não é algo que deva ser visto como bandeira de um segmento, e sim como política pública pois só assim haverá engajamento social com o entendimento que todos são responsáveis pela causa, já que governos e gestores passam, mas o amor a estes animais deve permanecer” salientou Léia.

INFORMA SERTÃO/ Clayton Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *