Espaço Colaborar em Jacobina reúne atores para fomentar inovação

Espaço Colaborar em Jacobina reúne atores para fomentar inovação

Sebrae é umas das instituições que apoia o Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo no município
Na ÚLTIMA quarta-feira, 28, data em que Jacobina completOU 141 anos de emancipação política, o Ecossistema de Inovação local escreve um importante capítulo com a apresentação do Espaço Colaborar aos seus atores: governo, sociedade civil, empresários, investidores, entidades de ensino e profissionais liberais.

O espaço tem o objetivo de viabilizar e fomentar a tecnologia, inovação e o empreendedorismo. Atuando para desenvolver a maturidade do Ecossistema, o Sebrae é parceiro, por meio do projeto Startup Jacobina, que terá ações focadas ao segmento, a exemplo da palestra Mindset Empreendedor e Tendências de Mercado. O evento acontece no dia 18 de agosto, às 19h, no Espaço Colaborar. Dentro do mesmo projeto, também serão realizadas as oficinas Liderança Criativa e Pich de Empreendedores.

Gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira acredita que o Espaço Colaborar será humanizado com a participação dos atores. “Compartilharemos o espaço e otimização de ideias junto às esferas da sociedade. É o fazer acontecer no viés das ‘hélices’: educação, empresarial, governo e terceiro setor. O coworking é um espaço físico que pode ser compartilhado por empresas, profissionais liberais, estudantes. A expectativa é que o local seja, de fato, colaborativo e inovador”, ressalta.
Local de inovação para desencadear o surgimento de novos negócios, startups e cooperações entre academias e empresas, o Espaço Colaborar é uma ação da prefeitura de Jacobina, em parceria com o Governo da Bahia e o Governo Federal.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Município de Jacobina, Paulo Henrique, “o espaço deve proporcionar, por meio das hélices, eventos que estimulem um ambiente de capacitações, troca de informações, aprendizado e desafios”.

Habilidades criativas

O Espaço Colaborar é um ambiente de Inovação e empreendedorismo provido com equipamentos de alta tecnologia e aplicativos voltado a proporcionar o desenvolvimento de habilidades criativas, integrando-se a um ecossistema que tem como objetivo criar um laboratório de ideias, focado em desenvolver soluções para problemas de diversas natureza. Em Jacobina o Espaço Colaborar fica na Praça do CEU, localizada na Rua Florisvaldo Barberino, 170 – Bairro da Missão. Com funcionamento das 8 às 12 e das 14h às 17h.

Ecossistema

O Ecossistema de Inovação em Jacobina é formado por quatro hélices de atores com papéis bem definidos, voltados a estimular a participação com foco na busca pelo conhecimento, network, desenvolvimento e investidores.

Governo

Implantação, manutenção, segurança, controle do uso do espaço, através de plataforma que nos dará indicadores para gerarmos ações e melhorias.
Sociedade Civil
Entidades de classe e instituições, a exemplo do Sebrae, para fomentar o espaço, atrair investidores, estimular o empresário a participar do ambiente para o desenvolvimento de soluções, com uma parceria bem próxima das outras hélices inclusive o governo.

Empresários

Lojistas, instituições financeiras, investidores, donos de micro e pequenas empresas, MEI, dentre outros, são atores importantes na manutenção do espaço, trazendo suas demandas, para desenvolvimento de ideias e soluções.
Entidades de ensino

Professores, gestores, alunos e profissionais autônomos são responsáveis pelo uso do espaço com responsabilidade, zelo, focado na criação de equipes de trabalho, voltados a discutir ideias e soluções, criar projetos, participar de editais e atuar na busca continua no desenvolvimento pessoal e profissional, por meio das startups.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
Mais notícias: http://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
http://www.instagram.com/sebraebahia
http://www.YouTube.com/sebraebahia
http://www.facebook.com/sebraebahia

https://www.linkedin.com/company/sebraebahia
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *