Jacobina poderá ter novo aeroporto

Jacobina poderá ter novo aeroporto

Com a necessidade de discutir o desenvolvimento da cidade, o município deverá constituir o novo PDDU vislumbrando um novo equipamento de aviação.

Por Clayton Luz

Durante esta quarta-feira,18, o prefeito de Jacobina Tiago Dias (PC do B), esteve juntamente com o Secretário Municipal do Planejamento, Paulo Henrique Martins, reunidos com o vice-governador e Secretário Estadual do Planejamento, João Leão (PP) e o deputado federal licenciado, Nelson Pelegrino (PT) que ocupa o cargo de Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, onde juntos com o Deputado Estadual Júnior Muniz (PP) debateram a respeito do novo aeroporto de Jacobina.

É notório que a cidade do ouro avançou no ponto de vista da geração de empregos formais nos últimos 06 anos, a partir da implantação da TEN – Torres Eólicas do Nordeste, a UniAges impulsionada pelo curso de medicina, além dos recordes em produção e faturamento por parte da Yamana Gold. Para os próximos anos vislumbra-se a construção do maior parque eólico do mundo entre os municípios de Mirangaba, Jacobina e Várzea Nova, uma vez que a Serra do Tombador será “a bola da vez” com uma mudança na economia e na paisagem, alavancando o futuro dos jacobinenses nativos e adotivos.

“Não tenho dúvidas de que Jacobina terá um futuro promissor e no que depender do governo do estado estaremos à disposição do município” salientou Pelegrino

A palavra do chefe da SEDUR norteia o anseio do poder público municipal, de que a terra do ouro ocupe então lugar de destaque na aviação regional, uma vez que outros programas terão impacto sócio-econômico para a região centro-norte do estado, em municípios como Ourolândia, Umburanas, Miguel Calmon e Morro do Chapéu.

Segundo o parlamentar estadual Júnior Muniz, Jacobina hoje é o município mais promissor da Bahia para os próximos 10 anos. “Jacobina é a cidade mãe de uma macrorregião de cerca de 403 mil habitantes, que em sua maioria dependem dos serviços dela, aliado a isto há também o momento dos seus municípios circunvizinhos a exemplo do que vem se tornando Umburanas com a energia limpa e o plantio de abacaxi, em Ourolândia a força do Bege Bahia e a grande possibilidade de desenvolvermos em parceria entre os governos e o SEBRAE projetos voltados à ovinocaprinocultura, Miguel Calmon com o FrigoCézar podendo expandir e Morro do Chapéu investindo forte na fabricação de vinhos e espumantes, mudará de forma significativa a realidade empreendedora da região e para que isso aconteça, precisamos sim de um novo aeroporto que comporte as expectativas de economia e também de mercado” frisou Júnior.

A grande maioria das cidades que são pólos regionais em nosso país, carecem de investimentos em infraestrutura e mobilidade, sendo inclusive fatores determinantes para que grandes grupos empresariais possam estabelecer seus negócios nestes locais. No caso de Jacobina, urge que Câmara de Vereadores, Prefeitura e Sociedade Civil discutam o novo PDDU, afinal este instrumento caducou desde 2016, sendo o mesmo indispensável para os avanços da cidade.

“Hoje tivemos a oportunidade de discutir a respeito do nosso novo aeroporto, e também saber das prerrogativas que deveremos ter em nosso novo PDDU, que será construído com base nas escutas populares, dialogando com os vereadores, convidando especialistas, e visando tão somente o desenvolvimento de nossa terra, e em um município que é vocacionado para indústria, comércio, educação e também ao turismo, é indispensável termos um novo aeroporto, que acomode a estas perspectivas, creio que aqueles que realmente desejam um lugar melhor para vivermos, abraçarão esta idéia” disse Tiago Dias.

Recentemente prepostos do Governo da Bahia e também a empresa Sinart, administradora de terminais rodoviários, estiveram na cidade com o objetivo de realizar estudo de viabilidade para possível construção de um novo terminal rodoviário, ou requalificação e ampliação do atual, de igual forma a Seplan deverá proceder a respeito da destinação do novo aeródromo.

“Existem algumas possibilidades e estamos estudando a melhor com base em relatórios técnicos, mas uma coisa é certa, no que depender do nosso empenho Jacobina terá sim, um novo Aeroporto, o Prefeito já falou tudo, portanto é a população estar unida buscando dias melhores, e eles virão com certeza, como disse Nelson Pelegrino, Jacobina tem um futuro promissor” finalizou o vice-governador João Leão.

De acordo informações, em 2015 a SEDUR realizou estudo que apontava a região dos distritos de Novo Paraíso e Junco como possíveis locais para construção deste equipamento, contudo o ponto destoante é o lixão do município de Capim Grosso, que por sua proximidade à localização, a atração de aves (urubus), colocam em risco a atividade aérea. Em breve a Prefeitura de Jacobina deverá colocar para a população, onde será construído o novo aeroporto

INFORMA SERTÃO

Imagem de Capa: Jacobina 24 horas
Demais Imagens: ASCOM/ PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *