Iniciativa Agroecologia nos Municípios é lançada em Jacobina

Iniciativa Agroecologia nos Municípios é lançada em Jacobina

Município foi escolhido por seu potencial produtivo e ambiental, e pela experiência da agricultura familiar local com práticas agroecológicas. Lançamento será dia 24, às 14h.

Por Anne Girassol (Cofaspi) e Priscila Viana (ANA)

20/08/2021

A iniciativa “Agroecologia nos Municípios” será lançada no município de Jacobina, na Bahia, às 14h do dia 24 de agosto, no CEU das Artes, com a presença de agricultoras e agricultores familiares, agentes da cultura e da comunicação popular local, representantes do Poder Público e da imprensa. Conduzida pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a iniciativa tem fortalecido processos de mobilização e incidência política em diversos municípios do Brasil, contribuindo com a criação e aprimoramento de políticas públicas voltadas a programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional e de fortalecimento da agroecologia.

Na Bahia, Jacobina foi escolhido como o município piloto para desenvolver esta ação, devido ao seu potencial produtivo e ambiental e às experiências destacadas de agricultores/as familiares locais com vivências agroecológicas. Tais experiências são incentivadas por políticas públicas, como projetos de assistência técnica, acesso à água e tecnologias sociais, a exemplo das cisternas de produção e das formações com as famílias agricultoras. Outro exemplo é a Feira Agroecológica, que acontece às quartas e sextas feiras ao lado do Mercado Velho..

É importante ressaltar que o evento será realizado adotando medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19), com restrições de participação a apenas um/uma representante de cada organização/segmento. No entanto, será transmitido ao vivo pelo Instagram da Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) e da Prefeitura Municipal de Jacobina.

A iniciativa “Agroecologia nos Municípios” é coordenada pela ANA em todo o Brasil e, na Bahia, conduzida através de parceria com COFASPI, a Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA) e a Prefeitura Municipal de Jacobina.

SERVIÇO

O quê: Lançamento da iniciativa Agroecologia nos Municípios em Jacobina (BA)

Quando: 24 de agosto de 2021, às 14h

Onde: CEU das Artes (Presenças limitadas devido à pandemia da Covid-19)

Transmissão ao vivo: https://www.instagram.com/cofaspi | https://instagram.com/prefeiturajacobina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *