Jacobina: Rede Municipal de Ensino realiza Busca Ativa Escolar

A Prefeitura Municipal de Jacobina (PMJ), através da Secretaria da Educação e Cultura, realiza a busca ativa escolar, que visa o resgate de criança ou adolescente que estão fora da escola. A estratégia, que foi criada pelo UNICEF, se estenderá a estados e municípios e conta com uma frente de mobilização, no objetivo de fortalecer o combate à evasão escolar, em vista do abandono causado pela pandemia do Covid-19.

Em cada estado, junto aos municípios, atuarão 24 mobilizadores, em parceria com as seccionais da Undime, na finalidade de sensibilizá-los a aderirem à estratégia. A gestão municipal de Jacobina, que tem realizado reformas e melhorias no ensino da cidade para o retorno presencial, explica sobre a necessidade da ação nesse contexto:

“A meta é garantir 100% de frequência nas nossas instituições de ensino, sabemos que a pandemia afastou o aluno da escola, nisso, reforçamos a busca ativa, e, deixamos claro que estamos preparados para recebê-los e garantir educação de qualidade”, esclarece a secretária de Educação, Alexsandra Cruz

Em Jacobina, terá uma mobilizadora responsável para realizar a busca ativa escolar, que atuará na investigação e coleta de dados dos estudantes. Neste mesmo mês, também inicia-se o retorno presencial na Rede Municipal de Ensino, que começou no dia 21 de fevereiro. “É um direito de todos a educação, é importante que nenhuma criança ou adolescente fique fora da escola, então precisamos realizar essa campanha para trazer esse estudantes para dentro da escola”, pontua a professora Daniela Vieira

Sobre a Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.