Jacobina Comemora 142 Anos de Elevação à Categoria de Cidade

Jacobina Comemora 142 Anos de Elevação à Categoria de Cidade

Festejos acontecem dia 28 de julho no Parque de Exposições da cidade

A Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio das Diretorias de Cultura e de Cerimonial, já iniciou os preparativos para festejar o aniversário da cidade. Jacobina celebra 142 anos de elevação à categoria de cidade no dia 28 de julho e as comemorações serão realizadas no Parque de Exposição.

As festividades prometem alegrar os mais diferentes públicos e a grade conta com grandes nomes da música nacional como Bell Marques, Harmonia do Samba, Batista Lima e Toque Dez. A festa deve atrair moradores de Jacobina e turistas de toda a região, aquecendo a cadeia produtiva do Turismo.

“Iremos comemorar com alegria e valorização ao nosso povo. Desde a sua criação, Jacobina é predestinada ao sucesso. Somos grandes e vamos comemorar em grande estilo”, disse o prefeito Tiago Dias.

Nos últimos dois anos, devido a pandemia da Covid-19, o aniversário da cidade aconteceu sem os tradicionais festejos. Em 2021, as atrações musicais e apresentações culturais deram lugar à assinaturas de ordens de serviços.

Tricentenária

Recentemente, o Executivo Municipal sancionou a Lei Doracy Araújo Lemos com importante reparo histórico. Com base em estudos, foi comprovado que a Emancipação Política de Jacobina acontece a partir da fundação das terras da Jacobina e Vila de Santo Antônio de Jacobina pelo rei de Portugal, Dom João V, no ano de 1722.

No entanto, Jacobina só foi elevada à categoria de cidade em 28 de julho de 1880. Assim, Jacobina passa a ter duas datas que marcam pontos diferentes da sua importância política e econômica para a Bahia e para o país.

“Somos uma das cidades mais antigas da Bahia e fazer este ajuste significa reconhecer a grandeza da nossa história. Aqui tivemos a primeira casa de cunhar moeda, aqui iniciava a estrada real, somos uma das primeiras cidades do Brasil a ter a atividade de garimpo de ouro. Documentos da Coroa Portuguesa comprovam a força da nossa gente e da nossa história. Sancionar a Lei Doracy Araújo Lemos faz uma justa reparação histórica”, pontua o prefeito.

Fica agora a expectativa para 2023, afinal, a terra de Santo Antônio, fará 301 anos no dia de São João.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.